quinta-feira, 21 de julho de 2011

Curiosidades...

Você sabia que antigamente o principal motivo para se casar era o dote? Pois era a  maneira mais rápida e segura de enriquecer? E que outro motivo bastante comum era para  gerar filhos legítimos? 
Hoje o casamento é simbolo de amor e união. Para muitas pessoas (principalmente para as mulheres) o casamento e o acontecimento mais importante e esperado de suas vidas. Porém há muitas coisas a respeito disso que ninguém para pra saber o por que ou como surgiu. Pesquisamos 10 das curiosidades mais comuns para matarmos um pouquinho da nossa curiosidade. Confira!

Casamento



  • Por que as noivas se vestem de branco? No seculo XVII, a rainha Vitória lançou essa moda em seu casamento que permanece ate hoje. Antes disso, na Idade Média, não havia cor específica para a cerimônia; a cor mais usada era o vermelho. O branco acabou sendo o preferido, por simbolizar a castidade e a pureza.
  • Qual o significado do Véu? Hijab (véu), quer dizer, em árabe, "o que separa duas coisas". O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa. 
  • Por que o uso do Buquê? Inventado pelos antigos gregos e romanos, o buquê servia como uma espécie de amuleto, confeccionado com uma mistura de alho com ervas ou grãos. Esperava-se que o alho afastasse os espíritos maus e mau-olhado, enquanto que as ervas ou grãos garantissem um a união frutífera ao casal.  Era confeccionado dois buquês: o primeiro, era abençoado pelo sacerdote, e era guardado. O segundo, deveria ser lançado em direção às mulheres solteiras. Aquela que consegui-se pegá-lo, teria a sorte de ser a próxima a se casar. 
  • Qual o sentido da aliança? O termo aliança, possui o sentido de compromisso. Os egípicios associavam o uso de um anel nupcial ou qualquer outro anel, à eternidade. Logo, o uso desse símbolo na cerimônia quer dizer que os dois se unem para sempre. É o protetor simbólico da união. Colocar um anel no dedo de outra pessoa, significa aceitar o dom de outrem como um tesouro exclusivo. 
  • Qual o por que do bejo final? Beijar a alma. Muitas culturas tem o beijo ao fim da cerimônia como uma representação do compartilhamento das almas entre marido e mulher.
  • Por que o noivo não pode ver a noiva vestida para a cerimônia antes do casamento?  É uma tradição milenar praticada por quase todos os povos. Em alguns países árabes, o casamento (especialmente dos muçulmanos), ainda hoje é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (esta aguarda em outra sala). Somente depois de o casamento ser celebrado pelos homens, a noiva se encontra com o futuro marido. A tradição também ensina que o homem não deve tocar em nenhum pertence da noiva para não quebrar o encanto do matrimônio. Pode-se tocar apenas em objetos de vidro e ouro. 
  • Por que jogar arroz nos noivos? Segundo tradição chinesa, usada há dois mil anos, esta atitude simboliza a fartura para a vida do casal (os grãos também simbolizam a fertilidade). 
  • Por que a noiva fica do lado esquerdo do noivo? É uma tradição que remonta à Idade Média: se algum homem tentasse "roubar" a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada usando o braço direito para o combate. Segundo a superstição, quando a noiva fica no lado esquerdo, também significaria afastar o risco da infidelidade. 
  • Qual o por que do Bolo? Antigamente o bolo de casamento simbolizava a fertilidade. Imagine no dia do seu casamento, alguém jogar o bolo na sua cabeça? Pois era assim que os romanos desejavam ao novo casal fertilidade. Eles faziam o bolo com farinha, água e sal e partiam uma fatia na cabeça da noiva, garantindo assim muitos filhos ao casal. E por fim, ao repartir o bolo, simboliza partilhar a vida em comum, como marido e mulher.
  • Lua-de-mel? De origem germânica, era costume se casar na Lua Nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. Em Roma, os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivesse uma "vida doce". Os judeus acreditam que casar na Lua Crescente é prenúncio de felicidade. 

Um comentário:

  1. Ameiii Babi! Tudo muito fofo e lindo. Muito interessante o texto sobre casamento, não sabia dos significados das coisas do casamento nao. Ameii!!! Sucesso no blog! Beijosss

    ResponderExcluir